segunda-feira, 1 de maio de 2017

Projeto Político-Pedagógico


Você conhece o Projeto Político-Pedagógico da sua escola? Neste artigo vamos conhecer o que vem a ser este documento tão importante para o desenvolvimento do trabalho escolar e saiba como elaborar um Projeto Político-Pedagógico eficiente para sua instituição.

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Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico - o famoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:

  • É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
  • É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
  • É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia - aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:

  • Missão
  • Clientela
  • Dados sobre a aprendizagem
  • Relação com as famílias
  • Recursos
  • Diretrizes pedagógicas
  • Plano de ação
Por ter tantas informações relevantes, o PPP se configura numa ferramenta de planejamento e avaliação que você e todos os membros das equipes gestora e pedagógica devem consultar a cada tomada de decisão. Portanto, se o projeto de sua escola está engavetado, desatualizado ou inacabado, é hora de mobilizar esforços para resgatá-lo e repensá-lo. 

Em geral, um bom PPP deve ter a seguinte estrutura:

1.Identificação da instituição
2.Apresentação e caracterização da unidade escolar
3.Justificativa
4.Diagnóstico da realidade na qual a escola está inserida
5.Visão de educação, escola e sociedade
6.Tendências pedagógicas adotadas
7.Filosofia da escola
8.Objetivos a serem alcançados
9.Proposta metodológica
10.Perfil do educando que a escola pretende formar
11.Metas e ações
12.Formas de avaliação
13.Conclusão
14.Referências Bibliográficas


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